BOLO DE LIMÃO DO JAMIE

Há algum tempo que ando para partilhar uma receita de bolo de limão. Esta receita não é minha, mas do famoso chef inglês, Jamie Oliver, ou da sua avó. Este bolo é dirigido àqueles menos gulosos ou que apreciem o açúcar com conta e medida pois o limão corta um bocadinho a doçura incorporada. É um bolo a meu gosto, bastante húmido e não muito doce. Único senão: leva bastante manteiga.

Bolo de limão #1
Bolo de limão #1

Outra receita semelhante pode-se encontrar aqui, num dos melhores blogues portugueses de culinária: o Cinco Quartos de Laranja. E uma receita de curd de limão que parece ideal para rechear bolos ou barrar crepes é sugerida pela Joana Roque, aqui.

Os limões são uma ótima fonte de vitamina C e contêm um óleo que estimula o fígado a espelir toxinas aliviando desta forma os sintomas do reumatismo, no entanto, em excesso, podem ajudar a destruir o esmalte dentário por causa da elevada acidez.

Bolo de limão #2
Bolo de limão #2

E a “nossa” receita, porque já tantas vezes levada a bom termo, segue o seu caminho para vocês:

INGREDIENTES

manteiga sem sal – 250 g [à temperatura ambiente]

açúcar amarelo – 250 g [mais 4 colheres de sopa]

ovos grandes – 4

limões – 4

farinha de trigo com fermento – 275 g [peneirada]

fermento em pó – 1 colher de chá

leite – 150 ml

sementes de papoila – 75 g

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 180º C/Gás 4. Unte uma forma de 23 cm com manteiga e forre a base com papel vegetal. Bata a manteiga com o açúcar, até ficar cremosa. Adicione os ovos, um a um, batendo bem de cada vez, depois adicione as raspas e o sumo de 2 limões. Quando tudo estiver bem misturado, junte a farinha e o fermento e mexa só até incorporar, depois acrescente o leite e as sementes de papoila.

Verta o composto na forma do bolo forrada e alise para ficar nivelado. Leve ao forno na prateleira do meio por cerca de 45 min ou até o bolo crescer e adquirir um belo tom dourado. Verifique a cozedura com um palito, se sair limpo o bolo está cozido; se estiver pegajoso, precisa de um pouco mais de tempo. Deixe o bolo arrefecer na forma durante 5 min e depois transfira-o para a base final, retire o papel vegetal e pique-o com um palito.

Entretanto, corte finamente os 2 limões restantes. Coloque estas fatias, sem caroços, num tacho pequeno com 4 colheres de sopa de água e 4 colheres de sopa de açúcar. Leve a lume médio/baixo e deixe fervilhar durante 15 min, até que a casca de limão fique translúcida. Verta esta calda de açúcar e limão sobre o bolo já frio e sirva. Se quiser pode decorar o bolo com as fatias de limão da calda.

As sementes de papoila são um mimo!

Anúncios