BIBLIOTECA ABERTA DO ENSINO SUPERIOR

Este projecto (BAES) é realizado por um grupo de trabalho transdisciplinar que reúne pessoas de várias universidades públicas com serviços de apoio a estudantes com necessidades especiais, e tem como missão disponibilizar as estas pessoas um catálogo colectivo (ALFA) com acesso aos textos integrais.

O Serviço de Apoio ao Estudante Deficiente da FLUP foi a entidade proponente do BAES e, como tal, cabe-lhe a coordenação do mesmo, até porque é o único Serviço deste género que se encontra integrado nos Serviços de Informação e Documentação da Instituição que serve. Um indicador de que há ainda muito que conquistar no âmbito da paridade informativa das pessoas portadoras de deficiência.

Este projecto é um passo de gigante no acesso à informação pelo deficiente visual e tem o benefício de colocar instituições, que normalmente estariam isoladas nos seus nichos, a trabalhar num regime de rede cooperativa. Incrementa pois valores de partilha e solidariedade. Ao mesmo tempo reforça a produção nestes organismos porque prevê a aquisição de equipamentos mais eficazes e funciona como alavanca motora na produção da informação a todos os níveis.

Biblioteca Central da FLUP
Anúncios