GEOPARQUE DE AROUCA

A partir de hoje, Dia Internacional da Terra, o Geoparque de Arouca passa a integrar a Rede Europeia de Geoparques que estão sob a tutela da UNESCO. Património da Humanidade, tem um interesse geológico acrescido por aqui se desenrolarem fenómenos de grande raridade a nível mundial, nomeadamente o das pedras parideiras, assim designadas pelas populações locais. Estas pedras, ou blocos nodulares de 1 a 12 cm de diâmetro, soltam-se de uma rocha-mãe cunhando nesta uma camada (à sua imagem) em baixo-relevo. Discóides e biconvexas, estas pedras de origem granítica, têm uma camada externa composta por biotite e internamente um núcleo de quartzo e feldspato potássico. Simbolizam a fertilidade nas tradições locais e acredita-se que dormindo com uma delas debaixo do travesseiro o casal será presenteado com  rebentos.

pedra-mãe
pedra-mãe

Mas esta região abriga igualmente outros dois fenómenos importantes do ponto de vista patrimonial. Há cerca de 570 milhões de anos Arouca encontrava-se submersa pelo mar, que recua por volta de 500 milhões de anos deixando estas rochas a descoberto. Contudo o mar ainda não tinha desistido e faz nova incursão por volta de 490 milhões de anos. À medida que a água avança e adquire mais profundidade, os sedimentos tornam-se mais finos dando forma às famosas ardósias e outras rochas de xisto muito ricas em fósseis. Os animais deste mar eram bastante diferentes como atestam as Trilobites da região. Na pedreira do SW de Canelas, elas podem atingim os 70 cm de comprimento, mais 30 do que a sua real dimensão, já que o fóssil é deformado pelo achatamento da carcaça. As Trilobites são parentes muito afastados dos crustáceos actuais. Estes xistos e arenitos datam de 375 milhões de anos atrás.

Finalmente, Arouca foi desde os tempos romanos uma região rica em recursos mineiros. Existem vestígios de trabalhos com ardósia, ouro, estanho e tungsténio entre outros. Para mais informações ver o trabalho de Urtelinda Ramos aqui. E para confirmação desta notícia consultar o Público de hoje.

pedras-filhas
pedras-filhas
Anúncios