BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT

A BMAG insere-se num espaço polivalente. A filosofia do programa da Rede Nacional de Leitura Pública divide as responsabilidades de criação de novas bibliotecas entre o estado e as autarquias. Através do Instituto Português do Livro e da Leitura, o Estado apoia técnica e financeiramente as autarquias interessadas na criação de novas bibliotecas públicas desde que estes projectos respeitem determinados requisitos. Um desses requisitos traduz-se na compartimentação de várias áreas funcionais, tais como secções autónomas de adultos e de crianças, áreas para os audiovisuais e espaços para actividades de animação.

No piso superior da Biblioteca propriamente dita (após termos descido o primeiro lance de escadas que nos afasta da zona da Galeria), encontramos o átrio, a secção infantil, a secção dos periódicos e da leitura geral.

No átrio deparamo-nos com o balcão principal da Biblioteca – a recepção. Neste espaço é onde o leitor tem o primeiro contacto com a Instituição. Aqui o utilizador faz a inscrição, devolve os documentos do empréstimo domiciliário, carrega o cartão das fotocópias, faz os pagamentos de todos os serviços que assim o exigem e obtém informações e orientação. Pode inclusive requisitar um cacifo para guardar os seus pertences, muito embora a BMAG disponha de um dispositivo anti-furto para portáteis que pode ser levantado neste balcão de forma gratuita.

Sendo um local de passagem obrigatória podemos encontrar aqui expositores com destaques a autores e/ou obras.

De seguida temos a secção infantil/juvenil. Ocupa uma área de 370 m2 na qual se integra o espaço do conto utilizado em actividades de animação e promoção da leitura. O seu fundo documental nos mais diversos suportes (livros, Cd’s-rom, Cd’s áudio e vídeo) é disponibilizado em regime de livre acesso. Nesta secção importa salientar o empréstimo domiciliário, o acesso à Internet, ao catálogo, o visionamento de filmes, consulta de Cd’s-rom, impressões e a possibilidade de utilizar uma fotocopiadora em regime de auto serviço.

A sala do conto apoia uma série vasta de actividades: sessões do conto, fantoches, oficinas, ateliers de escrita e expressão plástica…

Da secção infantil/juvenil para a secção de periódicos e de leitura geral atravessamos um corredor que tem sempre vários painéis em exposição.

A secção de periódicos e de leitura geral é o espaço na Biblioteca de maiores dimensões em acesso livre ao público, ocupa uma área de 800m2. Logo, à sua entrada pode-se ver uma pequena sala aberta e integrada dedicada às publicações periódicas sobre os mais diversos temas e expostas em regime de livre acesso. O fundo documental desta sala, essencialmente livresco, encontra-se distribuído segundo a tabela de classificação CDU e disposto nas estantes por cores. O utilizador para além da consulta presencial pode ainda realizar o empréstimo domiciliário no balcão da leitura geral. Tem também acesso à Internet (uma hora e meia por dia), a uma fotocopiadora e impressora. A sala dispõe de um painel informativo dos concursos públicos do Diário da República e de uma série de pequenos expositores de livros, seja para as novidades, seja para destaques dos vários fundos.

Os diversos catálogos espalhados na Biblioteca integram duas bases de dados: os documentos da BMAG em conjunto com os da Sala de Livre Acesso da BPMP, diferenciáveis por estas siglas.  

Por último, a sala alberga ainda uma mesa com um computador e software específico para apoio ao deficiente visual, o qual tem o nome de +acesso@bmag.

Localizada no piso inferior encontramos a secção da multimédia, espaço especialmente vocacionado para os documentos audiovisuais nas áreas da música e cinema. No entanto, as monografias relacionadas com estas áreas e também com a área da informática e da religião devem ser procuradas neste local. Assim, o utilizador pode requisitar um computador para Office ou para o acesso à Internet, ver um filme (VHS ou DVD) ou requisitá-los para empréstimo domiciliário, pedir um discman para ouvir um CD de música dentro da Biblioteca e ainda fotocopiar, imprimir e digitalizar documentos.

Relativamente à sala polivalente ou sala Unicer é de referir que esta é essencialmente utilizada para formação (interna/externa) e para algumas reuniões da Instituição.

Nos serviços técnicos estão implementadas todas as actividades que se relacionam com o tratamento técnico dos documentos, desde a sua aquisição até à sua exposição. O restauro mais simples dos livros é efectuado na própria biblioteca e também está aqui inserido.

Algumas obras que, por serem raras ou duplicadas, facilmente deterioráveis ou mesmo sujeitas a furto encontram-se em acesso restrito nos depósitos que se encontram nos pisos inferiores do edifício.

O auditório depende da biblioteca e está vocacionado para o teatro, cinema, vídeo, conferências, colóquios/debates, apresentações de livros, encontros literários e outras iniciativas culturais. Tem uma capacidade para 192 lugares, um palco com 10m x 5m, um foyer de 10m x 10m e mezzaninos laterais preparados para receber pequenas exposições. Possui ainda outras instalações como o serviço de cafetaria, a regi, quatro camarins, uma área de recepção e secretariado e instalações sanitárias.

A galeria desenvolve-se em dois pisos com amplos espaços para acolher exposições. Tem um balcão de atendimento próprio onde está centralizado o serviço telefónico e onde o utilizador tem o primeiro contacto com o edifício.

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett orienta-se pelo Manifesto da IFLA e da UNESCO para as bibliotecas públicas, assim, possibilitar o acesso da população à informação “sem distinção de raça, nacionalidade, idade, sexo, religião, língua, deficiência, condição económica e laboral, e qualificações académicas” é o seu principal objectivo. Algumas das estratégias para o concretizar relacionam-se com fomentar o gosto pela leitura, facilitar e incrementar o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, contribuir para a ocupação criativa dos tempos livres, proporcionar a reflexão, o debate, a crítica, a participação cívica e  a inclusão social.

 

BMAG
BMAG

Anúncios